Whatsapp cresce no envio de notícias

Usuários de redes sociais  preferem acessar notícias pelo WhatsApp. O Brasil é um dos mercados que mais cresceu em compartilhamento pela plataforma.

A queda nas buscas por notícias nas redes sociais Facebook, YouTube e Twitter foi notada entre 2015 e 2016. A redução do Facebook foi de 12%. Já o uso de WhatsApp para acessar notícias cresceu 7%. Ainda assim, o Facebook mantém-se à frente, com 57% dos entrevistados dizendo ter se atualizado sobre o noticiário pela plataforma.

Um dos motivos do crescimento do compartilhamento de notícias pelo WhatsApp são que as mensagens encaminhadas de forma privada evitam o constrangimento do envio público. Os usuários acreditam que desta forma também não são filtradas por algoritmos.  No entanto, 25% dos entrevistados acreditam que a “falta de regras e algoritmos virais” também estimula a propagação de notícias falsas (fake news).

De acordo com a Folha de São Paulo, o relatório Digital News Report foi realizado pelo Instituto Reuters, da Universidade Oxford, no Reino Unido. Foram 36 países pesquisados para a apresentação do resultado divulgado em 2017 (pesquisas realizadas comparando dados de 2015 e 2016).

Fake News – Notícias falsas e manipulação

O fato é que  há mais de 1,2 bilhão de usuários do WhatsApp no mundo. E tornou-se uma plataforma de difusão de notícias e informações falsas. Além do Facebook e do Google, o WhatsApp lançou um guia para que o usuário tente identificar Fake News e inibir a difusão de conteúdos ilegais. Entre as dicas:

O IDGNow! publicou como evitar notícias falsas, seguindo orientações do próprio WhatsApp

  • observe se há erros gramaticais e links desconhecidos.
  • fique atento às promoções suspeitas com pedidos de compartilhamento de conteúdo
  • nunca responda ou envie dados pessoais para mensagens que se dizem “oficiais” do próprio aplicativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s