Press release: Moda sustentável Natural Cotton Color no salão MODtíssimo em Portugal

Press release Natural Cotton Color Fevereiro – 2018

Resumo:
O grupo Natural Cotton Color, com sede em João Pessoa-PB, exibiu roupas e acessórios produzidos em algodão colorido orgânico no salão MODtíssimo, em 21 e 22 de fevereiro, em Porto, Portugal. O estande também apresentou as roupas de Juliana Gevaerd_bio produzidas em malha retilínea com fios de algodão colorido orgânico da Natural Cotton Color.

Clipping

Portuguese Fashion, a Precious interpretation of Sustainability


https://pt.fashionnetwork.com/news/modtissimo-51-aumento-de-compradores-estrangeiros-contribui-para-balanco-positivo,952427.html

modtissimo tecidos inovadores feira portugal

Estande Natural Cotton Color Modtissimo Portugal

 

 

Durante o evento foram apresentadas criações em moda sustentável da Natural Cotton Color cuja produção é feita com fios, malhas e tecidos planos de algodão colorido orgânico. O design da marca está associado ao trabalho manual. Na cadeia produtiva estão agricultores, artesãos, costureiras, designers e instituições privadas e públicas – da indústria têxtil à órgãos de fomento à exportação.

O algodão colorido orgânico chamou a atenção no MODtíssimo, salão de moda em Portugal com foco na apresentação de tecidos inovadores e tecnológicos.

O algodão colorido orgânico é uma matéria-prima desenvolvida na Paraíba. Foram duas décadas de pesquisa com cruzamento natural de espécies para gerar a pluma que já nasce com a cor (entre os tons que vão do bege ao marrom). A cultura deste algodão é o milagre do semiárido, região onde o nível de chuvas é baixíssimo. Portanto, ainda que a cultura não seja irrigada, o algodão floresce e gera renda para trabalhadores que cultivam a planta em sistema de agricultura familiar movimentando a Economia Criativa ligada à moda sustentável. De acordo com estudos o algodão colorido gera 87,5% de impacto na economia de água quando comparada a roupas de algodão comum, tingidas pela indústria.

Parcerias da moda sustentável com o algodão colorido

No estande foram exibidas coleções prêt-à-porter nas categorias feminina, masculina e infantil, além da coleção Cápsula 2018. Além disso, a Natural Cotton Color apresentou na feira a marca parceira JulianaGevaerd_Bio e suas criações produzidas em tricô de máquina retilínea. O trabalho semi artesanal é feito em teares que exigem domínio técnico e manual.

São vários pontos em texturas variadas demonstrando a versatilidade do fio orgânico. A designer viu no algodão colorido a possibilidade de conjugar o desenho de formas amplas e conceitos fluídos e atemporais de suas peças com a matéria prima ecológica e, assim, criar roupas que se destacam pela diversidade de tramas em espessuras variadas.

Juliana Gevaerd com linha Bio produzida com algodão colorido da Paraíba em parceria com Natural Cotton Color

Juliana Gevaerd lançou a linha Bio com fios de algodão colorido da Paraíba da Natural Cotton Color

Natural Cotton Color participou do Salão MODtíssimo a convite da organização do evento

O convite para a participação da Natural Cotton Color como exibidor da feira em Portugal surgiu de Manuel Serrão, da direção geral do salão MODtíssimo, com apoio das instituições envolvidas no Arranjo Produtivo Local da Paraíba.

“Serrão visitou o Estado e se surpreendeu com nosso algodão e nos convidou para o salão. Nosso entusiasmo foi imediato diante da informação sobre a mostra de tecidos inovadores. Estamos felizes com a receptividade do público que esteve o tempo todo interessado em saber mais sobre o algodão colorido orgânico”, disse. No evento, a marca também lançou calçados desenvolvidos com o algodão ecológico e customizados com detalhes artesanais com rendas do tipo renascença e filé, além de macramê. Os solados, reciclados, foram produzidos a partir de resíduos industriais.

A Natural Cotton Color está focada em um mercado de moda engajado no consumo consciente vinculado ao respeito aos trabalhadores e ao meio ambiente. “Diversos profissionais estão mobilizados pela causa do algodão colorido orgânico”, diz Francisca, que está sempre renovando a coleção e convidando outros criativos para ampliar a oferta de produtos de moda sustentável.

Contato para entrevista:

Francisca Vieira franciscagvieira@hotmail.com

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s