Site bonito, mas não encontrado… Adiantou?

Ninguém encontra seu site só porque ele é bonito. As pessoas encontram os seus produtos e serviços quando elas pesquisam nos motores de busca (Google, Bing e Yahoo) e encontram o conteúdo que você gera (textos, fotografias, vídeos).

Há detalhes importantes para o seu site ter relevância e ser encontrado nos motores de busca, sobretudo por quem não sabe nada sobre a sua marca ou não conhece a sua empresa. Uma das mudanças recentes (e que se tornaram essenciais): seu site deve estar otimizado para ser “lido” de forma correta nos dispositivos móveis (mobile friendly).

Abaixo, um teste realizado em um site desenvolvido pela Maximize Marketing Digital para o cliente Natural Cotton Color. Para saber se o seu site está adequado faça o teste neste link.

website-mobile-friendly-teste-google-paraiba

Ok. O seu site já está com a tecnologia atual. Agora faça outro teste: nas buscas orgânicas (quando alguém procura o produto ou serviço que você oferece) digite lá no Google o que você vende ou serviço que você oferece. Dica: antes de pesquisar, desconecte-se do gmail — se você usa, claro.
Veja o que aconteceu depois de três meses de lançamento do blog corporativo Natural Cotton Color.

O seu site aparece ou não nas cinco primeiras páginas do Google?

Se ele não aparece —  mesmo sendo bonito, agradável e com uma boa experiência de navegação — você sabe o que está acontecendo? A resposta está na evolução do Google: ele prioriza sobretudo o usuário — aquele que faz a pesquisa. Desta forma, com seus algoritmos inteligentes, o Google mostra nos primeiros lugares (e nas primeiras páginas) os sites que estão há mais tempo na internet, que produzem conteúdo constante, ou seja, aqueles que têm informações frescas.

Não adianta o seu site ter apenas “um rostinho bonito” e não ter informações que ajudem a sua empresa a ser encontrada na busca orgânica (sem anunciar). É claro que se você tem dinheiro para investir em Google Adwords (publicidade no Google) você pode ignorar tudo isso que escrevi…

É bom saber que você tem dinheiro pra isso, porque assim será encontrado ainda mais rapidamente. Se você não tem dinheiro para anunciar, deve se garantir com a busca orgânica e caprichar no conteúdo, ou seja, textos, vídeos e fotos.

Importante: para manter seu site atualizado: não adianta dar copy/paste. Só ganha relevância quem deu o conteúdo primeiro. Assim, se copiar dos outros, sem editar o texto, pode até ser punido. Significa que você pode até mesmo não aparecer em nenhuma das páginas. De qualquer forma, mesmo editado, diga qual é a sua fonte, é mais simpático também colocar link para a fonte original.

Siga esta ordem na produção. Esta é a forma profissional de planejar o seu site:

1º passo: Planejamento de marketing digitaL
2º Passo: Projeto editorial
3º Passo: Conteúdo inicial
4º Passo: WEBDesign

A palavra-chave é planejamento. É preciso ter um projeto editorial consistente (orientado pelo plano de marketing) e identidade visual alinhada à sua marca. Infelizmente, ter um site “responsive” (mobile friendly) é essencial, mas não é o suficiente para garantir conversão (consultas de clientes e vendas).

Se o seu site é bonito, mas ninguém encontra nas buscas antes da quinta página… Se é bonito, mas não usa plataforma amigável… Se é bonito, mas não gera conversão, do que adiantou economizar escolhendo um profissional apenas pelo preço?

maximizeconsultoriamarketing@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s