Case: Criação de nova marca Redes Santa Luzia

Para comemorar seus 30 anos, a Redes Santa Luzia — agora Santa Luzia –  Redes e Decoração — contratou a Maximize Consultoria de Marketing para redesenhar a marca. A empresa atua no ramo têxtil e produz redes e utilitários de decoração. A fábrica está está localizada em São Bento, no Sertão da Paraíba.

Os produtos da marca estão fortemente ligados à cultura paraibana. Grande parte da produção é exportada para vários países, mas a Santa Luzia Redes e Decoração gera bastante demanda interna, sobretudo as redes de dormir, que são referência na padronagem dos tecidos e no acabamento artesanal em crochê e em macramê.

Hoje a empresa atua no mercado de produtos sustentáveis e oferece peças decorativas desenvolvidas com duas matérias-primas diferenciadas: o algodão colorido orgânico (certificado) e o tecido feito a partir do algodão reciclado. O algodão reciclado surge do tecido desfibrado — sobras que seriam descartadas pela indústria e que são transformadas novamente em fios depois de mesclados com garrafas PET — também um resíduo. Os fios tornam-se novamente tecidos e a Santa Luzia Redes e Decoração, evita o descarte no meio ambiente.

Atualmente o algodão colorido usado pela empresa é cultivado em sistema de agricultura familiar com garantia de compra. Aliás, a Santa Luzia Redes e Decoração foi a primeira empresa privada a subsidiar a plantação de algodão para o uso na fábrica. As famílias dos agricultores também estão envolvidos no processos artesanais na fabricação das varandas das redes, cujo acabamento é feito de forma artesanal.

O designer Francisco Milhorança, da Maximize, atendeu ao desejo de inovação do cliente e desenvolveu uma nova marca limpa e leve, destacando a rede de dormir (carro-chefe da empresa), valorizando a cultura do trabalho artesanal e enfatizando a principal matéria-prima da indústria Redes Santa Luzia, o algodão.

logotipo-redesign-redes-santa-luzia-maximize

“A nova marca é inspirada em fios soltos que se juntam. De um simples traço aludindo à rede — e que também remete ao horizonte – está a flor do algodão”, justificou o designer gráfico. O tipo de letra foi escolhido considerando as características das suas formas, com linhas curvas e delgadas, lembrando os fios que tramam o tecido produzido pela empresa. O slogan da marca também foi alterado. Antes Redes Santa Luzia, passou a ser chamada de Santa Luzia – Redes e Decoração, já que a empresa há tempos ampliou a oferta e o mix de produtos.

O desenho da marca desencadeia outras ações de comunicação visual como a papelaria da empresa, incluindo o catálogo de produtos e até mesmo os uniformes de funcionários que trabalham na indústria têxtil. Vamos atualizando em outros posts.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s