Em outubro participei da mesa do “Falando de Moda com” sobre as várias possibilidades do mercado de Moda na Universidade Salgado de Oliveira – Universo, campus Niterói, no Rio de Janeiro.
O evento, aberto para professores, alunos e interessados, foi realizado por Leila Barboza, gestora do curso Design de Moda, com objetivo de proporcionar conhecimento e promover diálogos sobre os setor por meio de falas e experiências práticas.
Os convidados desta edição foram Carolina Herszenht (OCluster), Helena Gomes (ex-aluna de Moda), Alexandre Cruz (professor da Universo) e eu, Sandra Vasconcelos (Maximize Comunicação e Marketing).
“Falando de Moda Com”, roda de conversa com a turma de bacharelado de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira – Universo, em Niterói, Rio de Janeiro.
Para falar sobre o tema proposto “Estratégias de comercialização de produtos” enfatizei a importância do Marketing Digital na promoção e comercialização de produtos de Moda. Na ocasião, dei um panorama sobre Tendências em Marketing Digital destacando as principais características de cada rede social e sua relevância na moda de acordo com o público-alvo.
NOVOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA MODA
A estilista e empresária Carolina relatou a criação de OCluster, uma plataforma que reúne, a cada bimestre, empreendedores para que apresentem suas criações a um grande fluxo de pessoas. O evento — que já se espalha pelo Brasil — faz a convergência de pessoas criativas e promove a distribuição de produtos. Trata-se de um espaço alternativo para quem está iniciando seu próprio negócio em Moda.
Na contramão do fast fashion, a ex-aluna do curso de Moda Helena Gomes conta como está garantindo sustentabilidade no concorrido mercado de moda Fitness. Ela atende de forma exclusiva, customizando peças de acordo com o perfil de seu cliente. Oferece roupa pronta para usar, mas também adapta e/ou customiza para aquelas clientes que estão iniciando sua vida na academia e nos esportes. Desta forma, consegue criar peças que garantem confiança e mantêm a alta estima das pessoas que se sentem ainda pouco à vontade em roupas destinadas ao “corpo perfeito”.
Mesa “Falando de Moda Com”: Sandra Vasconcelos (Maximize Marketing), Carolina Herszenht (OCluster), Helena Gomes (estilista e ex-aluna da Universo) e Alexandre Cruz (professor da Universo)
DEMANDA DO MERCADO DE MODA VAI MUITO ALÉM DO DESIGN
O professor Alexandre Cruz ressaltou que apesar do curso ser de Design de Moda, há vários campos para atuar no setor que vão além do estilismo. “O mercado é amplo e a cadeia produtiva exige vários especialistas. Trata-se de encontrar um nicho”, disse. O mercado da moda está em ascensão e o profissional pode atuar em indústrias de confecção ou têxteis, veículos de comunicação, shoppings, agências de publicidade e marketing, além de se estabelecer como microempresário.
Para Leila, é importante envolver os alunos no espírito empreendedor para que pensem além do mundo fashion das passarelas. “É preciso olhar para moda com pensamento estratégico. O bacharelado contempla uma parte teórica importante e este tipo de evento é mais focado em temas como negócios e gestão. Assim, promovemos uma melhor formação aproximando o aluno do pensamento do mercado”, destacou a gestora.
Saiba mais sobre o Bacharelado em Design de Moda (Ementa, Grade Curricular e Corpo Docente) da Universo clicando aqui.
A Universo fica na Rua Marechal Deodoro 211, Centro – Niterói – Rio de Janeiro.