O conteúdo é o rei! O contato com a audiência também!

Minha mãe já dizia: quando um não quer dois não conversam… mas gente, postar conteúdo sem fazer esforço para se envolver com seus seguidores? Pra mim não faz sentido… Se você não liga muito pra isso, aproveite pra conferir o post Os 7 pecados mortais nas mídias sociais.

O Social Networking não é apenas postar conteúdo. Parte da emoção de estar nas redes sociais é construir relacionamentos. É necessário (e divertido) criar um intercâmbio com pessoas que estão interessadas no que você tem a dizer. Não é esse o grande sentido da vida?

Como anda seu relacionamento nas Redes Sociais? Você interage com os seus seguidores? Como usar as redes para ampliar o seu networking?

Aqui estão alguns cenários comuns que surgem nas redes sociais mais populares e como se envolver com facilidade.

como-fazer-network

Facebook
verifique sempre as notificações para ver quem comentou e nunca, nunca, nunca deixe um comentário sem uma resposta… nem que seja um um rápido, “muito obrigado!”. Responda as perguntas, dê recomendações e ofereça conselhos.

Alguém clicou em “curtir”? Que tal retribuir? Verifique regularmente o seu Feed de notícias e não se esqueça de “curtir” qualquer coisa, comentar o que achar interessante e “compartilhar” posts que sejam de interesse dos seus fãs.

Twitter
É tudo muito rápido e exige atenção, mas vale a pena porque é nesta rede social onde tudo acontece!

As notificações devem ser verificadas constantemente. E quando você decidir “seguir” alguém ou alguma marca você vai receber uma tonelada de “obrigado por me seguir!” Certifique-se de clicar na estrela para “favoritar” cada um destes posts. Se alguém citar você ou escrever mensagem privada, certifique-se de responder. Recebeu um “Feliz segunda-feira!” retribua “Feliz segunda-feira para você também!”. Dê a cada um de seus seguidores um elogio, agradeça: escreva “Obrigado!”.  Mostre como você aprecia esta interação. Responda a cada pergunta e ofereça dicas e conselhos quando necessário.

Outra atitude importante é retuitar. Desta maneira, garante o engajamento de seus seguidores. Se alguém elogia o que você “tuitou”, retuíte agradecendo publicamente. Os seus seguidores curtem saber quem gosta de seu trabalho.
Regularmente compartilhe e marque os outros em suas conversas. Isso ajuda que retribuam o seu comentário e também contribui para expandir o seu nome no Twitter.

Linkedin

Esta rede é para negócios profissionais. Verifique os convites e esteja pronto para aceitá-los. Não precisa ser seletivo. Verifique as notificações.

Quando alguém endossá-lo em uma habilidade, é bom retribuir. Se você postar artigos, verifique que todos os comentários sejam respondidos.
As mensagens privadas são a mina de ouro para os novos negócios no Linkedin. Certifique-se de verificar a sua caixa de entrada e responda prontamente.

Definitivamente, tudo isso vai dar trabalho, mas já que é preciso estar nas redes sociais… tem que manter  isso funcionando, certo?

Lembre-se que “o conteúdo é rei!”, mas fique ligado: “o contato também!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s