A importância de distribuir comunicados de imprensa / releases

Um comunicado de imprensa é distribuído eletronicamente para jornalistas e assinantes do serviço.

Qualquer empresa, ainda que pequena, precisa se manter presente na mídia. Para isso, deve ter como estratégia a distribuição de comunicados de imprensa. A distribuição destes comunicados é um via de mão dupla já que os jornalistas e seus veículos também precisam de pautas e fontes para realizarem o trabalho de forma ampla e profunda.

Também chamados de releases, os comunicados de imprensa devem conter informações relevantes para o setor de atuação da empresa. Esta é uma forma de tentar garantir espaços em reportagens para apuração e opinião em assuntos relacionados.

O momento real de um comunicado de imprensa depende de vários fatores, incluindo a sazonalidade do seu produto ou serviço. No entanto, é importante estar atento às oportunidades e não se limitar a divulgação de lançamentos ou participação em eventos.

Quando a mídia recebe uma sugestão de pauta por meio de um comunicado de imprensa, tem a oportunidade de conhecer uma nova fonte. A empresa tem chance de garantir alguma visibilidade. 

Os comunicados de imprensa são enviados para jornais, revistas, rádio e TV e, ainda, publicações setoriais como indústria ou associações comerciais. Hoje em dia, o release também é enviado para influenciadores com objetivo de ajudá-los a produzirem conteúdos, mas nunca o alvo é o consumidor final. São os jornalistas e os veículos de comunicação que verificam se a pauta é relevante ou não para os seus leitores.

O mais importante para construir autoridade — e se tornar fonte de jornalistas — é a consistência. Releases com pautas relevantes e distribuídos com frequência demonstram que a a empresa é capaz de contribuir para atualizar leitores e/ou fazer análises do mercado.

Quando há  interesse pela pauta, o jornalista deve ter acesso facilitado aos responsáveis pela empresa. Portanto, para responder às questões deve haver pessoas preparadas para que a narrativa da empresa esteja alinhada aos objetivos de comunicação, evitando assim, informações contraditórias. Por isso, um assessor de imprensa ou relações públicas costumam ser os principais aliados nestas ações de comunicação.

Encontre os pontos de interesse do setor e divulgue-os para a mídia

A distribuição pode alcançar apenas a cidade, o estado ou um número limitado de sites de notícias. Isso, claro, custaria menos. Quanto mais abrangente a distribuição, como atingir a mídia nacional e internacional, maior será o investimento e maior será o tempo para fazer a checagem (follow up) e o clipping.

Com vários comunicados de imprensa é possível ganhar atenção da mídia a médio prazo. Pautas com foco no setor em que a empresa atua podem gerar oportunidade da empresa tornar-se fonte. Por isso, a distribuição de comunicados de imprensa é um investimento necessário para criar diálogos desenvolver a imagem da marca.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s