Enquanto nas redes sociais, criamos e contamos histórias, divulgamos vídeos e links gerais — o press release está mais relacionado a fatos concretos. Também conhecido como comunicados de imprensa, são documentos distribuídos para a imprensa para comunicar novidades, lançamentos ou explicar fatos para os jornalistas, fazendo assim com que a empresa ou serviço entre na pauta dos veículos em que estes profissionais atuam.
Desde que recentemente, o chefe da assessoria de imprensa e de mídia social para a The Coca-Cola Company declarou publicamente que a empresa está em uma missão para por fim aos releases distribuídos para a imprensa, fiquei motivada a escrever este post.
Outra informação que me sacudiu é que nos EUA, 48% dos comerciantes aumentaram seu orçamento de marketing digital. Claro que os e jornais e revistas têm sentido o impacto desta mudança, por isso assistimos ao fechamento de publicações impressas no Brasil e no mundo.
Diante disso, declaro que, apesar de tudo, o release não morreu! Sim precisamos dele, mais do que nunca. Ao menos que eu atendesse grandes corporações, com bastante verba para Comunicação e Marketing.
Na realidade, os clientes que atendo são pequenas e médias empresas. Não têm o orçamento de publicidade da Coca-Cola, por isso, os press releases são uma maneira muito eficiente (em termos de custo x retorno) para divulgar informações por meio da mídia.
Na Maximize Comunicação e Marketing acreditamos na força do press release
O custo é realmente baixo e o resultado pode surpreender. Se a marca entrar em uma reportagem, o retorno pode ser bastante positivo. Por aqui o resultado de comunicados de imprensa para clientes sempre teve saldo positivo. Ele está vivo e é um forte aliado como meio de divulgação para as empresas/produtos e serviços.
Os press releases continuam a ser uma de nossas principais ferramentas no esforço de comunicação e marketing aqui na Maximize Consultoria e Gestão.