A importância do selfie no marketing digital

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, disse Confúcio entre 552 e 479 a.C.
Em 2016 d.C vale muito mais se for um selfie. O autorretrato é o próprio meio nas mensagens das redes e dá grandes resultados.
Na Maximize Comunicação e Marketing Digital temos alguns clientes que resistem a ideia de captar selfies. Por isso, fizemos este post para destacar a importância do selfie como estratégia no planejamento de marketing digital, sobretudo em relação às redes sociais.

selfie-marketing-digital

De acordo com pesquisadores do Georgia Institute of Technology e Yahoo Labs as fotos com rosto, independente de sexo e/ou idade, recebem 38% mais curtidas e 32% mais comentários NAS REDES SOCIAIS.

E por que o selfie é tão mais envolvente em comparação a quaisquer outros tipos de fotografia?
O cérebro humano é capaz de reconhecer rostos mais rapidamente do que objetos e selfies entregam emoção. Além disso, rostos são universais como veículos de comunicação e não encontra barreira de língua. De acordo com Dr. Andrea Letamendi, pesquisadora na UCLA: “O selfie permite que as pessoas expressem seus estados de humor para partilhar experiências importantes”.

Por isso, os rostos humanos ganharam relevância também no marketing digital. A pioneira em disseminar o selfie para estimular o público a usar smartphone foi a Samsung. Quem não se lembra da foto do Oscar? Todo mundo copiou. Virou viral. Baita engajamento.

Você precisa motivar as pessoas se associarem aos seus produtos. A Samsung fez isso com maestria: se utilizou de “Product Placement”, onde o produto ou serviço é mostrado de maneira sutil, envolvido no contexto da cena ou como parte do cenário. Observe se o seu produto ou serviço também cabe em ações deste tipo. O seu produto ou serviço deve usar este tipo de conteúdo para envolver a comunidade.

Porque o selfie é importante como estratégia de marketing?

Para mostrar personalidade >> Clientes buscam a autenticidade como um princípio fundamental para fazer negócios com qualquer empresa. Selfies dizem muito sobre as pessoas que trabalham na empresa. Selfie de funcionários pode ser uma poderosa mensagem que diz: “Nós gostamos de trabalhar aqui e nós apoiamos a missão da empresa.”

Humanizar a empresa >> É muito mais fácil se conectar com uma pessoa do que com uma empresa, já que é um conceito abstrato. Publicação de selfies dos empregados mostram que existem pessoas reais por trás da marca. Os clientes valorizam a transparência e selfies podem fazer isso, fortalecendo a confiança.

Prova social >> Quando os clientes postam selfies com produto de uma empresa, esta é a prova social ou recomendação que outras perspectivas anseiam. Ele atua como uma propaganda perfeita, já que não é da própria empresa.

Compartilhar um sorriso, uma risada >> O humor contagia. E aumenta as chances de visibilidade na web. Incentivar os clientes a apresentar selfies por ter um concurso e recompensá-los com prêmios usando hashtag para localizá-las e agregá-las.

Atenção para o risco selfie >>  Há possibilidade de entrar imagens que a empresa não deseja associar à sua marca. Enquanto a própria empresa cria e edita os selfies que entram na página e  nas redes sociais da empresa,  ela não pode controlar o que as outras pessoas estão postando nas suas próprias redes. Neste caso, sua melhor defesa é estar ciente do que está lá fora, de quem é o seu cliente. E, claro, sempre estar pronto para o monitoramento da marca e com respostas rápidas, incluindo aceitar eventuais erros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s