Sim. A sua marca deve estar no Instagram

Chamado intimamente de “Insta”, a rede social Instagram caiu no gosto do brasileiro. Comprada pelo Facebook em 2012, incorporou vídeos e deve ser usada, sim, para promover negócios.

Como consultora, defendo marcar presença na rede, principalmente se você gosta de fotografar e consegue publicar conteúdo exclusivo. Sugiro evitar textos e ícones gráficos. Ou se o fizer, usar com moderação. Prefiro a plataforma como ela é — uma rede para compartilhamento de imagens.

O Instagram fortalece o branding dando vida à imagem da marca com fotos de bastidores de reuniões e de produção, por exemplo. Isso gera simpatia, sobretudo transparência. Um dos resultados mais imediatos é o engajamento.

Quando você demonstra seus momentos, acaba por suscitar o desejo do cliente em emitir opiniões. Isso ajuda no relacionamento e até na melhoria e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Instagram

Dicas básicas para garantir audiência no Instagram:

CONTE HISTÓRIAS
Mostre o que te inspira, as suas referências, os bastidores. Evite uso de fotos de banco de imagens, mostre fotos reais, de eventos ao vivo. Não há como ser autêntico e criar/contar histórias originais sem imagens próprias. E lembre-se: imagens que mexem com o sentimento das pessoas são as que mais geram engajamento, por isso é importante equilibrar a publicação de fotos que captam a atenção, mas que dão a narrativa da sua marca, do seu negócio e que representam o estilo de vida que você propõe. Interaja e responda sempre aos comentários dos seguidores.

USE #HASHTAGS
O uso de hashtags ajuda a organizar a informação e também contribui para você ser encontrado. Se utilizar bem as hashtags, pode ampliar o alcance do público. É possível usar muitas (até 30), no entanto, o mais indicado é não ultrapassar cinco, para ficar mais profissional.
Use as hashtags de forma estratégia, focando nas palavras-chave relacionadas com a sua marca. A hashtag #love, por exemplo, de tão usada, pode não trazer benefício nenhum para a sua marca se não estiver relacionado ao seu produto ou serviço.

Pesquise sempre as hastags mais importantes no Iconosquare.

ENCONTRE INSTAGRAMERS
Para aumentar os seus seguidores e tranformá-los em clientes você deve fazer parceria com os influenciadores. Possivelmente haverá custos, mas os resultados do destaque do seu produto ou serviço por meio gente popular no Instagram (um formador de opinião) costuma gerar resultados impressionantes.

Encontrei no Startup101 este vídeo lançado pelo próprio Instagram para mostrar o potencial da plataforma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s