Como ganhei um prêmio de melhor blog corporativo

A minha primeira experiência como blogueira surgiu bem depois de ter desenvolvido uma carreira de designer gráfica. A partir de 2006 redirecionei o foco para reportagem e edição de textos. Em 2008 surgiu o primeiro blog profissional e, rapidamente, um prêmio.

Uma das maiores dificuldades foi descobrir sobre o que escrever. Apesar de algumas tentativas de blogs pessoais, eu realmente me identifiquei com a produção de conteúdo para blogs corporativos. É esta a minha paixão. Assim surgiu o primeiro cliente, o blog Babel das Artes, loja de arte popular e moda artesanal. Como a loja era do meu marido, eu tinha total liberdade para escrever. O blog era a realização de um sonho: me ajudou a testar e aprender e eu ainda era remunerada pra isso! Meses após a criação, mas já em 2009, fui fazer um curso de técnicas SEO em São Paulo com Paulo Teixeira, na Impacta Tecnologia.

Na sala, alguns profissionais apresentaram sites com visitação espantosa — um deles, de turismo, tinha cerca de 65 mil visitantes/dia, mas PageRank 1. Naquela época, o que definia a sua relevância no Google era o PageRank. O blog Babel das Artes tinha menos de 1000 visitas/dia, mas apesar disso, eu tinha PageRank 4 — o que gerou um ohhhh geral na sala.

O meu sucesso tinha tudo a ver com o fato de que eu produzia conteúdo sistematicamente!

Eu me tornei um case no próprio curso. Enquanto os outros tinham criado sites de empresas na Internet eu tinha decidido que a Babel das Artes não teria um site, e sim, um blog. Naquele mesmo ano eu ganhei o Prêmio TopBlog 2009 como o melhor blog corporativo de Cultura na categoria Juri Popular. As pessoas, os leitores, votaram nele. Em 2010, 2011 e 2012 o blog Babel das Artes ainda esteve entre os 30 mais votados e ganhou certificação de “Top 100”.

Prêmio Top Blog 2009 - Categoria Cultura - Blog Corporativo. Autor: Sandra Vasconcelos

Babel das Artes – Prêmio Top Blog 2009 – Categoria Cultura – Blog Corporativo. Autor: Sandra Vasconcelos

 

O anúncio do prêmio Top Blog foi feito em tempo real pelo Twitter.

O anúncio do prêmio Top Blog foi feito em tempo real pelo Twitter.

Seis anos depois, a disputa para ser encontrado no motores de busca continua acirrada, e as técnicas de SEO e de PageRank já mudaram porque os algaritmos do Google também vão se aperfeiçoando. Mas ainda é possível ter um blog de sucesso.

Para alcançar o cliente, basta que o blog seja relevante. Para isso, é preciso seguir alguns critérios. Veja estas 10 dicas — algumas foram compartilhadas no SelfStorage.com pelo profissional John Egan.

1. Fazer seu blog em WordPress. Tem algum segredinho nesta plataforma que faz com que a indexação no Google seja rápida.

2. Incluir um “sobre nós”. Contar a história e os serviços a empresa oferece. Esta pode ser a página de entrada na pesquisa.

3. Criar um projeto editorial. Ele ajuda na organização e produção de conteúdo.

4 . Investir em conteúdo de qualidade. Isso significa escrever o que o leitor quer saber — e que ele não encontraria facilmente na internet.

5 . Usar imagens de qualidade. Isso gera um visual mais profissional.

6. Ler outros blogs que falam com o mesmo público.

7. Publicar várias vezes por semana. O Google e outros buscadores valorizam “conteúdo fresco”.

8. Invistir em divulgar o seu blog: espalhe pelas mídias sociais, fóruns online, participe de redes de blogs.

9. Manter o foco. Poste apenas conteúdo relacionado ao universo da sua empresa. O segredo é ser consistente.

10. Evite polêmicas. Não há necessidade de compartilhar suas crenças em religião ou política, ao menos que sua empresa seja sobre política ou religião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s